– George Harrison (Os Beatles)
Segundo os Vedas (os antigos textos sagrados da Índia antiga), o Yoga é o processo que permite entrar em contato com o Supremo.
Existem diferentes formas de Yoga, adaptadas às diferentes naturezas dos seres. Mas na sua forma mais elevada, o Yoga torna-se música, para nos elevar nesta experiência maravilhosa. Ele torna-se a expressão natural do coração, que abre a via da paz e da harmonia na qual aparece a verdadeira felicidade.
Qual é o efeito da meditação com mantra?
O significado da palavra mantra é o seguinte “Mananat trayate iti mantrah”—mantra é aquilo que liberta a mente da matéria. As mentes são materiais e não podem libertar-se sozinhas. Precisam de uma energia transcendental para o fazer. Essa energia superior existe no mantra. Assim como utilizamos água para limpar o nosso corpo, o mantra é a água para a nossa mente. Purifica-a de todas as impurezas e ajuda-nos a perceber o verdadeiro ser.
Qual é a importância de meditar e quais os mantras que são aconselhados?
Mantra japa, ou seja, dizer com atenção o mantra, é a atividade mais elevada em yoga (isto de acordo aos livros mais importantes como o Bhagavad-gita e o Yoga Sutra). No Bhagavad-gita, Sri Krsna diz que a Transcendência (Sri Bhagavan) reside no ato de mantra japa.
De todos os mantras existentes na literatura do yoga (Vedas) o maha-mantra (o grande mantra) é o mais adequado para esta era cósmica em que vivemos (Kali-yuga), porque dá percepção direta do eu e do Eu Supremo através da comunhão, ou yoga. Não existem regras estritas para dizer ou cantar este mantra e pode ser pronunciado em qualquer lugar, ou só mentalmente.