Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem.
+351 21 136 1503
info.aick@iskcon.pt
Rua Dona Estefánia, 91.
Lisboa, Portugal.

O sol forte e o calor não desmotivaram as centenas de participantes no desfile Ratha Yatra que, cantando e dançando sem parar, inundaram com alegria e colorido as artérias entre o Largo do Intendente e a Ribeira das Naus, no final da manhã de domingo, dia 23 de setembro.

O desfile dos acompanhantes da carruagem decorada, entoando o maha-mantra “Hare Krishna” ao som de percussões e campainhas e bailando coreografias ora sincronizadas ora frenéticas, foi apenas o início da terceira edição do Festival Ratha Yatra Lisboa, que se prolongou pela tarde nos relvados da Ribeira das Naus.

O Festival é organizado pela Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON) – uma organização que visa o enriquecimento espiritual e a difusão da cultura do amor e da paz – em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. A figura central do festival é Krishna, oitavo avatar do deus hindu Vishnu. O Festival começou por ser celebrado há alguns milhares de anos na cidade santa de Jagannatha Puri, na Índia, tendo-se expandido para todo o mundo nas décadas finais do século XX.

No entanto, mais do que uma corrente religiosa, o movimento “Hare Krishna” assenta numa atitude filosófica ecunémica e supra religião. Talvez por isso, entre as centenas de participantes lisboetas neste Festival, para além das comunidades indiana e hindu do Bengladesh radicadas em Lisboa, se encontre gente de todas as origens e de muitas nacionalidades, professos de religiões diversas e muitos não crentes.
Texto: Câmara Municipal de Lisboa

Cartaz_PT2018_v2

Co-Organização e Apoio